bb
missão e valores

CENTRO DE DIA

Esta resposta social tem por objectivo proporcionar ajuda aos idosos para que se mantenham no seu seio familiar e social, bem como a todos os indivíduos ou famílias que se encontrem em situação de carência ou disfunção social, que possa ser minorada através de todas ou algumas das actividades previstas pela Instituição.

O Centro de Dia está aberto de 2ª a 6ª feira, podendo nos sábados, domingos e feriados, os utentes desta resposta social receber em casa o seu almoço, com a colaboração dos nossos voluntários.

SERVIÇOS PRESTADOS AOS UTENTES/CLIENTES  EM CENTRO DE DIA

Alimentação: Pequeno-almoço(café / leite / café com leite / leite com chocolate / chá; pão com queijo / mortadela / fiambre / chourição /manteiga ou doce); almoço (sopa /2º prato de carne ou peixe, alternando nos dias da semana/ fruta ou doce/ água ou sumo), lanche(idem ao pequeno almoço); refeição ligeira para a noite (sopa e pão).

Higiene Pessoal: banho/ higiene íntima/ serviço de barbearia.

Tratamento da Roupa: Serviço de lavandaria e engomadaria.

Transporte do Utente: Para o Centro de Dia (antes do pequeno almoço), e para o seu domicílio (depois do lanche).

Transporte do Utente aos Centros de Saúde de Póvoa de Santarém e Achete quando têm consulta marcada. Acompanhamento da terapêutica prescrita pelos médicos.

SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO

O Apoio Domiciliário é uma resposta que tem por finalidade prestar serviços individualizados e personalizados no domicílio a pessoas e famílias, que por motivos de doença, deficiência, ou por outros motivos não possam assegurar as suas necessidades básicas e actividades do dia-a-dia, evitando desta forma possíveis situações de exclusão social e desenraizamento cultural.

Tendo sido feito o pedido de alargamento do Serviço de Apoio Domiciliário a 7 dias no dia 17 de Julho de 2006, o Centro de Solidariedade Social Nossa Senhora da Luz começou a realizar este serviço a partir do mês de Agosto de 2006.

Tentamos com este serviço atender aqueles que estão mais sozinhos, ou cujo suporte familiar não seja o suficiente para colmatar as necessidades que caracterizam o utente desta valência.

O SAD a 7 dias não pretende substituir a rede familiar quando esta existe, nem quebrar os laços de entreajuda entre a vizinhança. Pretende-se com este serviço a 7 dias, dar um maior suporte ao utente que não o tenha.

 

 

SERVIÇOS PRESTADOS AOS UTENTES EM SAD

Confecção, transporte e distribuição de refeições.
Tratamento de roupas.
Prestação de cuidados de higiene e conforto.
Arrumação e pequenas limpezas no domicílio.
Aquisição de géneros alimentícios e outros artigos.

CANTINAS SOCIAIS

No âmbito do programa de emergência alimentar, a instituição em parceria com a Segurança Social, tem fornecido alimentação diária confeccionada nas nossas instalações e servida a oitenta pessoas carenciadas, residentes na nossa área de intervenção.

   
 

O Centro de Solidariedade Social Nossa Senhora da Luz tem por objectivo cuidar o Cliente respeitando a sua individualidade, satisfazendo as suas necessidades, assegurando o seu bem-estar.

Procuramos de igual modo assumirmo-nos como uma Instituição de referência no distrito de Santarém através de um serviço de excelência, o qual traduz os nossos valores:

Respeito,

Responsabilidade,

Rigor.

 
alexandre m. pereira figueiredo, 2019