História

A ideia para a construção de um Centro de Dia na Póvoa de Santarém começou por volta de 1990, tendo-se assistido, nessa época, a alguns suicídios de pessoas idosas na freguesia, os quais eram directamente decorrentes da solidão a que estavam votadas, principalmente durante o dia. De acordo com um levantamento etário nas freguesias de Póvoa de Santarém e no lugar de Verdelho verificou-se existirem, à data, cerca de 450 indivíduos com 60 anos ou mais.

Tendo em conta estes factos, os membros da Junta de Freguesia em 1990 adquiriram um terreno de 10.200 m2 para a construção do Centro de Dia, situado no limite da freguesia de Póvoa de Santarém, junto ao lugar de Verdelho, freguesia de Achete.

Para se conseguirem as verbas necessárias para esta causa contou-se com as dádivas de muita gente anónima que quis colaborar com este projecto social. Realizaram-se espectáculos de variedades e de teatro, onde artistas famosos prestaram a sua colaboração desinteressada.

Em 1993 procedeu-se à candidatura ao PIDAC (sendo que o projecto da obra foi feito gratuitamente pela Câmara Municipal de Santarém), conseguindo-se lançar em Novembro desse ano a 1ª pedra do CSS Nossa Senhora da Luz. A aquisição de equipamento foi integralmente custeada pelos donativos recebidos. Com o esforço e determinação de alguns, e o apoio de muitos, a obra do Centro de Dia, que ocupa em área coberta 548.40m2, foi terminada em 1998.

A 5 de Agosto de 1998 o Centro abriu as suas portas com 25 utentes na resposta social de Centro de Dia, sendo o quadro de pessoal composto por uma Directora Técnica, uma cozinheira, uma ajudante de cozinha, duas ajudantes de Centro de Dia e uma auxiliar de serviços gerais.

A inauguração oficial ocorreu no dia 22 de Novembro de 1998 com a presença do Sr. Secretário de Estado da Inserção Social Dr. Rui António Ferreira da Cunha.

Em Julho de 2008 foi elaborada a candidatura ao projecto MASES, do qual o CSSNSL recebeu financiamento para remodelar as casas de banho e salas de banho de apoio aos utentes de Centro de Dia, condição essencial para que o equipamento tivesse licença de utilização definitiva, a qual foi obtida em 6 de Fevereiro de 2009, por imposição da nova legislação.

Em Setembro de 2009 foi entregue no Centro Distrital de Segurança Social de Santarém um projecto para Centro de Convívio, o qual aguarda parecer.

Em Outubro de 2009 foi efectuada candidatura ao Programa PRODER Medida 3.2.2, com vista a remodelar o Serviço de Apoio Domiciliário e aquisição de equipamento, o qual teve parecer positivo.

A instituição até 2010, inclusive, prestou apoio à comunidade, confecionando refeições ao Jardim de Infância e 1º ciclo da freguesia da Póvoa de Santarém, apoiando 55 crianças, numa parceria desenvolvida com a Câmara Municipal de Santarém. Além disso, o CSS Nossa Senhora da Luz é intermediário e beneficiário do Programa Comunitário de Apoio Alimentar a Carenciados (PCAAC) e do Banco Alimentar Contra a Fome de Santarém, apoiando directamente todos os meses mais de 70 famílias na sua área de influência.

Em Maio de 2011 foi efetuada candidatura ao Programa PRODER Medida 3.2.2, com o projecto “Horta Pedagógica”.

Nos últimos anos o CSSNSL tem diversificado as suas actividades comunitárias de forma a divulgar as suas acções aos cidadãos, pelo que formou o grupo de voluntários “Senhora da Luz Activa” em 2006, que conta já com mais de 30 membros.

Como agente comunitário de utilidade pública que é, tem organizado alguns passeios pedestres, BTT, de canoagem, de forma a envolver as diversas gerações da comunidade. Nesta perspectiva foi fundado em 2008 o “Coro Misto Nossa Senhora da Luz”. Nesse mesmo ano foi criado o banco de roupas que tem tido uma enorme adesão.

O CSS Nossa Senhora da Luz tem a natureza jurídica de Associação, contando já com mais de 450 associados. Esta possui acordo com a Segurança Social para 36 utentes em Centro de Dia e 20 em SAD.

0 k
Happy Patients
0 k+
Home Care
0
Years Of Experience
0 %
Quality Care

Timeline

Company Timeline

Greatest properly off ham exercise all. Unsatiable invitation its possession nor off.
All difficulty estimating unreserved increasing the solicitude. Rapturous see performed tolerably.

March 2013LA, California
May 2015JP, Tokyo
Sept 2018Workshops
Jun 2022New Order

Testimonial

What Clients Think

Our Team

Meet Our Qualified Team

Alexis Stokes

Alexis Stokes

Doctor
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur laoreet cursus volutpat. Aliquam sit amet ligula et justo tincidunt laorsoet non vitae lorem.
Alissa Leonard

Alissa Leonard

Nurse
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur laoreet cursus volutpat. Aliquam sit amet ligula et justo tincidunt laorsoet non vitae lorem.
Georgia Mcneil

Georgia Mcneil

Doctor
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur laoreet cursus volutpat. Aliquam sit amet ligula et justo tincidunt laorsoet non vitae lorem.

Life Experience

20 Years of Experience in Home Care

Greatest properly off ham exercise all. Unsatiable invitation its possession nor off. All difficulty estimating unreserved increasing the solicitude. Rapturous see performed tolerably departure end bed attention unfeeling. On unpleasing principles alteration of.

Main Office

+1-(405) 303-2766
11973 3e Hwy Earlsboro, Oklahoma(OK), 74840

Main Office

+1-(405) 303-2766
11973 3e Hwy Earlsboro, Oklahoma(OK), 74840

Desenvolvido por Francisco Arruda